top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdmin

Endomarketing

A IMPORTÂNCIA DE MANTER OS MELHORES


Se você fosse o técnico de um grande clube de futebol e pudesse escolher seu elenco, qual seria a escalação perfeita? Com certeza você selecionaria os atletas que mais admira e acredita que possam trazer a tão sonhada taça ao final do campeonato. Talvez mais difícil do que encontrar os atletas ideais seja fazer com que todo aquele entrosamento se mantenha e o clube continue ganhando títulos e trazendo alegria à torcida e aos dirigentes.

Certamente se o sucesso não for mantido os principais responsáveis pelas conquistas, os jogadores passarão a buscar outros clubes que lhes proporcionem mais visibilidade e novas conquistas.

Assim acontece também em nossas empresas. Muitas vezes abrimos processos seletivos, contratamos o time dos sonhos, mas não conseguimos fazer com que queiram continuar conosco na busca pelo sucesso comum.

É nesse contexto que uma palavrinha chave pode fazer toda a diferença. O Endomarketing. Possivelmente todos estamos familiarizados com o conceito de marketing, que são ações de comunicação da empresa com o mercado para criação de relacionamento e vínculos que sejam interessantes para ambos. Portanto, podemos concluir que o endomarketing são as ações de marketing interno que têm por objetivo tornar a equipe mais comprometida com a empresa, levando a resultados consistentes.


Então, como faço o marketing interno?

Para que as ações de endomarketing sejam eficazes é necessário que a empresa conheça os anseios e necessidades de seus colaboradores. Com um levantamento bem feito através de pesquisas de clima e um programa de sugestões, será possível traçar boas estratégias de marketing interno. Podemos destacar algumas que funcionam bem em alguns de nossos clientes e parceiros:

- Pesquisas de clima com ações de melhoria

- Política de benefícios para os funcionários

- Reconhecimento de bons exemplos

- Eventos envolvendo os funcionários

Todas essas ações e muitas outras podem ser aplicadas no ambiente empresarial para torná-lo mais atrativo aos

funcionários.


Qual retorno devo esperar com ações de endomarketing?

Naturalmente as ações de endomarketing demandam investimento financeiro e intelectual, pois tratam-se de ações conjuntas entre os departamentos e marketing e RH na busca por funcionários mais engajados. Mas será que esse esforço deve ser visto como uma despesa?

Cases de sucesso têm mostrado que ações de marketing interno permitiram às empresas ter seus colaboradores mais motivados, pois sentem que não são apenas mais um número no crachá. Essa sensação de importância aumenta o senso de pertencimento, o que por sua vez faz com que o período laboral seja mais leve e prazeroso.


O resultado dessa combinação é uma equipe mais comprometida com a

busca por resultados, além da baixa rotatividade de funcionário e a manutenção dos melhores na equipe.

Que tal implantar ou ampliar suas ações de endomarketing oferecendo a seus funcionários uma massagem relaxante para ajudar a aliviar o estresse do dia-a-dia?

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page