Buscar
  • Admin

NÃO CONSEGUE MANTER O FOCO? CONHEÇA O MINDFULNESS.

Muito se tem falado sobre a necessidade de foco e atenção ao trabalho. Uma das principais dificuldades que profissionais das mais diferentes áreas encontram é manter-se concentrado na atividade que está fazendo.



Em especial aqueles que trabalham conectados à internet são bombardeados o tempo todo com informações irrelevantes que desviam o foco e minam a atenção, diminuindo assim a produtividade, o que traz perdas para a empresa e para o

funcionário.

Cientes dessa dificuldade e da necessidade constante de foco e atenção, grandes

empresas estão usando o mindfulness para melhora da concentração e redução do stress de seus funcionários. Vamos conhecer um pouco sobre o assunto:


O QUE É MIDFULLNESS?

Segundo a psicóloga e pesquisadora da Universidade Harvard (EUA) Ellen Langer, Mindfulness é “o processo de notar mais as coisas" e deixar de viver no automático. O termo mindfulness pode ser traduzido como “Atenção Plena”. Em suma são práticas voltadas geralmente para a meditação que auxiliam a pessoa a entrar em um estado onde ela consegue focar inteiramente na tarefa atual sem que seja dispersa ou distraída.


O MINDFULNESS NAS EMPRESAS:

Desde que a gigante Google passou a investir em programas de mindfulness, outras grandes empresas passaram a perceber os resultados trazidos por essa iniciativa. Desde 2007 o programa “Search Inside Yourself” do Google tem auxiliado seus funcionários a tomarem decisões mais assertivas. Dessa forma não é difícil concluir que tais práticas aumentam a produtividade, uma vez que a mente limpa e focada será mais criativa e terá maior capacidade de julgamento.


A implantação do mindfulness nas empresas deve ser precedida de uma estratégia prática. Trata-se de um processo gradativo, que deve sempre ser iniciado pelos gestores. Incentivar práticas meditativas e relaxantes deve ser algo que esteja introduzido na cultura da empresa. Na visão do funcionário, trabalhar em um lugar que se preocupa com seu bem-estar, de tal forma que disponibilize, por exemplo, um ambiente saudável, de relaxamento e tranquilidade, certamente lhe fará mais produtivo e com maior potencial de inovação.


MAS COMO EU PRATICO O MINDFULNESS

Não existe uma regra fechada para a o mindfulness. É importante que o praticante consiga, através da meditação informal (aquela que se pode praticar no dia a dia de forma rápida, porém efetiva) ter o conhecimento do ambiente e da situação atual em que se encontra. Por exemplo, se devido a uma sobrecarga de trabalho a pessoa sente que está ficando agitada e nervosa, pode valer a pena parar por alguns minutos, e através de práticas meditativas compreender e aceitar seus processos emocionais, sentimentos e ações. Buscando dentro de si a raiz da sua agitação a pessoa será capaz de compreender o cenário como um todo e internamente propor as ações corretas para resolver o problema que lhe aflige.


CONCLUSÃO:

O Mindfulness pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer ambiente. Nas empresas as práticas meditativas auxiliam na concentração e no foco na tarefa, aumentando a produtividade e a capacidade de tomada de decisões.

Quer conhecer outras formas de proporcionar bem-estar e relaxamento aos seus

colaboradores? Clique aqui e conheça a Quick Massage corporativa. Você também pode proporcionar à sua equipe momentos de exercício e descontração com a ginástica laboral. Clique aqui e conheça.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon