top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdmin

O que meu massoterapeuta está fazendo???

Nada melhor do que receber uma massagem para aliviar as dores, o estresse e as

preocupações do dia a dia não é mesmo?


Mas naquele momento em que você está deitado em uma maca ou sentado na cadeira de Quick Massage, enquanto você relaxa, seu massoterapeuta tem em mente várias técnicas e estratégias para que você saia revigorado da sessão. Muitas vezes temos a impressão que os movimentos e pressões aplicados pelo profissional são aleatórios, mas por trás de uma boa massagem existe muito conhecimento envolvido. Então... o que será que seu massoterapeuta está fazendo?


Effleurage

A sessão de massagem começa e parece que o terapeuta está fazendo um carinho em suas costas. Com movimentos de deslizamento suave e relaxante, você sente que vai dormir rapidinho. Esses são os primeiros efeitos da Effleurage.

Uma das principais e mais conhecidas técnicas utilizadas na massagem, a effleurage é utilizada no início das sessões para relaxar os tecidos e preparar para receber os toques mais firmes que se seguirão em um processo de tratamento de dores e lesões. Em suma é o deslizamento das mãos pelo corpo, seja com as palmas ou com os dedos, em um movimento longo e suavizante, que promove a circulação e o fluxo linfático.


Petrissage

Mas nem tudo são flores. Se você acha que vai receber carinhos de mãos deslizantes o tempo todo, chegou a hora de conhecer a segunda técnica. A Petrissage Também conhecida como “amassamento”, a petrissage é a técnica que permite ao massoterapeuta acessar os tecidos subcutâneos e os músculos com pressões de média intensidade que aumentam até que se chegue à musculatura mais profunda. É fundamental que o massoterapeuta esteja familiarizado com o amassamento, pois o uso dessa técnica por pessoas não qualificadas pode causar lesões e dores no paciente. Também é necessário que o terapeuta tenha conhecimento prévio das informações do paciente pois existem contraindicações que devem ser consideradas.


Tapottement

Sim, tapas... mas calma. Seu massoterapeuta não irá bater em você. Tapottement é uma técnica caracterizada pelos movimentos rápidos e percussão ritmada. É mais frequentemente administrada com a lateral das mãos, embora existam diferentes formas de aplicação como mãos em concha, punhos cerrados e outros.

É primariamente utilizada para “acordar” o sistema nervoso e estimular o sistema linfático. Você será golpeado sim. Mas não quer dizer que vai doer. Na verdade, a sensação de relaxamento provocada pela Tapottement é única e compensadora.


Cada uma dessas técnicas possui grande quantidade de variações e aplicações. Somente um profissional massoterapeuta tem condições de aplicá-las com o cuidado e eficiência necessários para que o tratamento seja eficaz. Uma massagem aplicada sem técnicas e critérios pode trazer efeitos contrários àqueles desejados em uma sessão de massagem, que são o relaxamento, o alívio de dores e preparo do corpo para as tensões diárias.

Explore esse universo da massoterapia. Existem ainda muitas técnicas e tipos de massagem que podem tratar diferentes condições clínicas.


E então? Gostou do conteúdo? Conheça nossos serviços personalizados e como podemos ajudar sua empresa a promover uma cultura saudável e uma mentalidade voltada para a saúde e bem estar.

0 comentário
bottom of page