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Qual a força da sua marca?

Gostaria de fazer um exercício com você agora.... Considerando sua profissão, pense em quais empresas você sonha em trabalhar. Quais são as referências que lhe vêm ao pensamento quando você idealiza seu futuro profissional?



Todos nós, ao iniciarmos a carreira profissional, temos o desejo de atuar em um bom cargo naquela grande empresa. Talvez uma montadora de renome para um engenheiro, aquela indústria famosa ou aquela multinacional que oferece tantos benefícios aos seus funcionários.


Mas e a sua empresa?

É uma referência quando o assunto é “quero trabalhar ali”? Será que os bons profissionais desejam trabalhar em sua empresa. Para explorarmos melhor esse problema, primeiro precisamos entender o conceito de marca empregadora e quais as vantagens de se ter uma marca forte.


O QUE É MARCA EMPREGADORA?

É um marketing institucional cujo objetivo é despertar interesse das pessoas em trabalhar na empresa. Basicamente é a reputação que a empresa tem entre os profissionais que atuam no mercado. Em geral aquelas empresas que oferecem os melhores salários, benefícios, possibilidades e reconhecimento são as que os profissionais mais buscam na hora de lutar por uma oportunidade de trabalho. O ambiente de trabalho é também um fator importante. A marca empregadora se fortalece pelo marketing boca a boca feito particularmente por funcionários e ex-funcionários. Quem nunca ouviu falar que trabalhar na Google é o sonho de

qualquer profissional?


POR QUE FORTALECER A MARCA EMPREGADORA?

Quando sua marca empregadora é forte as possibilidades de atrair e reter altos talentos aumenta consideravelmente. Já falamos sobre a importância de reter os melhores funcionários em nosso artigo sobre o endomarketing. As vantagens da marca empregadora forte são muitas mas a redução do turnover (rotatividade de funcionários) talvez seja a mais notável delas. Trocas frequentes na equipe reduzem a produtividade, pois se torna difícil manter um time entrosado quando a cada nova contratação se perde um tempo precioso em treinamentos e adaptação do novo membro. Além disso os investimentos feitos no funcionário que deixou a empresa precisam ser novamente considerados a cada nova contratação realizada. Por essas razões a redução do turnover é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais de RH.


COMO TER UMA MARCA EMPREGADORA FORTE?

Quando pensamos em atrair e manter talentos temos a ideia intuitiva de que o salário é o único benefício que um profissional busca em uma empresa. É fato que o reconhecimento financeiro é a finalidade de qualquer relação de trabalho, afinal ninguém dispõe de seu tempo para outrem somente por diversão e satisfação. Entretanto é ilusório imaginar que o fato de receber uma remuneração adequada fará com que o funcionário ignore, por exemplo, um

péssimo ambiente de trabalho que o leve a desmotivar-se cada manhã quando sai para suas atividades. Portanto alguns aspectos muito importantes que vão além da remuneração devem ser considerados pela empresa que busca fortalecer sua marca empregadora:

1- Ofereça oportunidades de crescimento – Por que buscar talentos fora quando existem pessoas qualificadas dentro da equipe? Quando o funcionário percebe que uma empresa valoriza mais os de fora quando surge uma oportunidade, não há esforço dentro da equipe para buscar a melhoria contínua, levando à acomodação e estagnação. Valorizar o capital humano que se tem à disposição certamente fará com que seus colaboradores se sintam felizes e valorizados, buscando objetivos em alinhamento com as estratégias da corporação.


2- Ofereça um ambiente de trabalho agradável – O clima organizacional está diretamente ligado à produtividade. Tenha sempre as portas abertas a novas ideias, sugestões e até mesmo críticas da equipe. Lembre-se que eles são a base do negócio e constituem a parte mais importante do trabalho. Os funcionários são a imagem da empresa quando o assunto é marca empregadora. Quer seus funcionários fazendo a divulgação da sua marca para você? Invista na felicidade deles e sua equipe será muito mais produtiva e terá o desejo de permanecer

caminhando junto com a empresa.


3- Ofereça qualidade de vida – Organizações que se preocupam com a qualidade de vida de seus funcionários lhes transmitem a sensação de que estão sendo cuidados e valorizados. Todos nós gostamos da ideia de ter alguém que se importa conosco. Em um país onde a cultura corporativa parece sempre ser a de “patrão x funcionário”, as empresas que quebram essa visão são as mais desejadas pelos profissionais no mercado. Programas de qualidade de vida são uma ótima forma de valorizar sua equipe e fazê-los desejar permanecer junto com você.


CONCLUSÃO

Uma máxima no mundo corporativo é que os funcionários são o bem mais precioso de uma organização. Nada mais verdadeiro. Por isso valorize sua equipe, ofereça benefícios que os faça sentir-se importantes e um ambiente de trabalho acolhedor. Você verá que pequenas ações levam a resultados impressionantes.


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