Buscar
  • Admin

Você realmente sabe o que é AURICULOTERAPIA?

Atualizado: 16 de Fev de 2018


A medicina alternativa oriental tem sido muito difundida na atualidade devido à popularização de suas técnicas e ao alcance de resultados de forma muitas vezes

menos dolorosa e invasiva que a medicina tradicional.



Um dos mais conhecidos tratamentos da medicina asiática é a auriculoterapia,

uma técnica de estimulação de pontos localizados na superfície da orelha que se

conectam com centros reflexos do cérebro produzindo efeitos benéficos e alívio

de dores diversas, sendo, portanto, capaz de tratar várias condições de saúde.


Mas você sabe de onde vem todo esse conhecimento e como surgiu essa técnica?

Embora exista uma referência em textos chineses que datam de 500 aC para usar o ouvido externo para aliviar dores, a prática atual de auriculoterapia na China e nos Estados Unidos é baseada na pesquisa de um médico francês realizada na década de 1950. O Dr. Paul Nogier, de Lyon França, notou que muitos de seus pacientes com dor ciática tinham uma cicatriz particular na orelha. Esses pacientes haviam sido tratados por um médico europeu (alguns por um leigo local) que havia cauterizado o ponto na orelha que correspondia, de acordo com a medicina chinesa, à dor nas costas.


Depois de aprender isso, Nogier começou a usar agulhas de acupuntura para tratar este "ponto ciático" com grande sucesso. Ele teorizou que a orelha representa todo o corpo anatômico e, portanto, pode ser usada para acesso a vários pontos do corpo. Desde então a auriculoterapia tem ajudado muitas pessoas no alívio de suas dores e no tratamento de várias condições crônicas.


E você? Conhecia a história da auriculoterapia?


  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon