top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdmin

GINÁSTICA LABORAL – DESCONTRAÇÃO E RELAXAMENTO NO TRABALHO


Você gosta do seu trabalho?

Você acorda pela manhã satisfeito por ter que ir ao seu local de trabalho, encontrar as pessoas com quem você compartilha boa parte do seu dia e enfrentar

os desafios diários? Evidentemente todos nós preferimos estar em uma praia em um dia de sol do que enfrentar os estresses de um ambiente de trabalho.

No entanto a atividade laboral não precisa necessariamente ser uma luta e um fardo. Existem muitas formas de uma empresa tornar o ambiente de trabalho mais atrativo e sadio.

Nesse post sobre endomarketing você encontrará mais informações sobre como empresas investem no bem-estar de seus colaboradores. Nesse artigo vamos abordar uma das ações mais efetivas contra o estresse físico e mental nas empresas, a ginástica laboral.



O QUE É A GINSÁTICA LABORAL?

A ginástica laboral é uma atividade física desenvolvida no local de trabalho com objetivo de evitar várias doenças que podem ser ocasionadas por conta da atividade ocupacional. São séries de exercícios, muitas vezes direcionados à atividade específica do ramo da empresa ou do setor em que trabalham as pessoas da equipe. A aula de ginástica laboral tem curta duração, em geral entre 5 e 15 minutos, sendo adaptável à necessidade da empresa.


COMO É APLICADA A GINÁSTICA LABORAL

O professor de ginástica laboral é um fisioterapeuta ou educador físico habilitado a aplicar os exercícios da forma correta, de modo que sejam evitadas lesões nos participantes. Em geralexistem três tipos de ginástica laboral:


1- Preparatória – A ginástica preparatória é realizada antes do início da jornada de trabalho e tem o objetivo de preparar os músculos e ossos para executar os movimentos requeridos para as atividades do dia. A ginástica laboral então irá agir aumentando a circulação sanguínea, oxigenando a musculatura e despertando o cérebro para melhora da concentração

2- Ginástica Compensatória – É comum que trabalhadores sintam dores e desconfortos ao longo do dia por natureza de suas atividades ou por efetuarem algum movimento inadequado. É nesse ponto que age a ginástica laboral compensatória. São exercícios realizados em um momento de pausa em que o funcionário poderá relaxar a musculatura e recompor-se dos esforços feitos até aquele momento.

3- Ginástica de Relaxamento – Em geral realizada ao final do expediente, esse tipo de ginástica laboral tem o objetivo de relaxar a musculatura após os esforços do dia. Em geral empregam-se exercícios mais relaxantes como a auto massagem ou meditação. A massagem de relaxamento ajudo o indivíduo a ir para sua casa mais calmo e livre das tensões adquiridas ao longo do dia


QUAIS OS BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL

Os benefícios são muitos. A ginástica laboral afeta positivamente os indivíduos de formas diferentes, mas em geral as empresas relatam os seguintes:


1- A ginástica laboral é capaz de aumentar a produtividade – Devido à redução do estresse e à disposição que sentem após participarem de uma aula animada e bem aplicada

2- A ginástica laboral auxilia na prevenção de doenças – Esse é um dos efeitos mais mensuráveis da ginástica laboral. Muitas empresas relatam melhora significativa no número de afastamentos por doenças ocupacionais após a implementação dos programas de saúde e qualidade de vida

3- Redução do número de faltas – Muitos fatores causadores de faltas, como dores nas costas por exemplo, são evitados quando a postura é corrigida e o corpo preparado para a jornada de trabalho.

4- Melhora na interação entre os membros da equipe – É comum que em algumas empresas observemos que existem as famosas “panelinhas”. A ginástica laboral proporciona a oportunidade das pessoas se conhecerem melhor e quebrarem o preconceito em relação às outras. Uma equipe mais unida trará resultados mais expressivos


Experimente os benefícios que a ginástica laboral pode trazer para você e sua empresa. Entre em contato conosco e solicite mais informações.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page