Buscar
  • Admin

ANSIEDADE NO TRABALHO–COMO SUPERAR?


A ansiedade é uma reação a situações que nos causam medo, angústia, incertezas e insegurança. Trata-se de uma sensação que todos nós já sentimos ou um dia sentiremos em maior ou menor grau.



No entanto quando esse sentimento é constante ou costuma durar longos períodos e voltar rotineiramente, a ansiedade passa de um estado natural para uma situação preocupante que interfere negativamente nas atividades cotidianas, atrapalhando o raciocínio, o julgamento e nossa capacidade de relacionamento e produtividade.

Nesse artigo vamos tratar um pouco sobre a ansiedade no ambiente de trabalho, quais suas consequências e como os gestores podem ajudar sua equipe a enfrentar esse problema que tem se tornado cada vez mais frequente no

ambiente corporativo.


Quais são as causas da ansiedade no trabalho?

Assim como em quase todos os distúrbios de ordem emocional e mental, não existe uma lista pronta de causas do transtorno de ansiedade. Vários fatores, ou ainda uma combinação deles, podem contribuir na formação do diagnóstico.

É possível enumerar alguns considerados mais comuns:

- Preocupação excessiva

- Reduzida capacidade de lidar com adversidades

- Influência familiar e criação

- Evento traumático que pode ter ocorrido com o paciente

- Doenças pré-existentes

- Abuso de drogas (lícitas e ilícitas)


Além desses pontos podemos ainda citar alguns fatores comportamentais como dormir de forma desordenada ou viver uma vida sem controle e gestão do tempo e de recursos. É indiscutível que o estilo de vida atual, com todas as pressões e correrias que fazemos todos os dias formam um ambiente propício para que estejamos sempre ansiosos e tenhamos pouco descanso das atividades diárias.


O que uma pessoa com transtorno de ansiedade sente?

Da mesma forma que não existe uma causa fechada do transtorno de ansiedade, é difícil definir exatamente quais os sintomas desse distúrbio. Isso porque cada pessoa irá manifestar sua condição de uma forma diferente e pode apresentar um ou vários sintomas, ocorrendo ao mesmo tempo ou em momentos distintos. Em geral os sintomas são:

- Constante tensão ou nervosismo

- Medo e sensação de insegurança

- Dificuldade de concentração e de adormecer

- Agitação

- Taquicardia e respiração ofegante

- Falta de ar

- Boca seca

- Mãos e pés suados


Ressaltamos que várias outras condições podem causar os mesmos sintomas. Por isso não é prudente que seja feito auto diagnóstico, cabendo somente ao profissional habilitado a competência de analisar os sintomas e contexto e

formar o diagnóstico confiável.


Como o ambiente de trabalho pode levar ao transtorno de ansiedade?

A ansiedade no ambiente corporativo tem causas bem definidas. Nem sempre todas estarão presentes, mas em geral os colaboradores que apresentam quadro de ansiedade excessiva no trabalho relataram que o excesso de tarefas, associado ao curto prazo de entrega e à sensação de falta de reconhecimento por parte do empregador são fatores muito fortes que os levam a desenvolver uma apreensão, por vezes patológica, que diminui o rendimento e atrapalha a produtividade e a busca por resultados.

Como muitas vezes é impossível eliminar esses fatores, é muito importante que os gestores invistam em ações de marketing interno e melhoria de clima para procurar aumentar a satisfação de seus talentos e o crescimento da empresa.



O que pode ser feito para prevenção no ambiente corporativo

A ansiedade é um problema essencialmente ligado a fatores psicológicos. Portanto agir diretamente nesse campo é a decisão mais acertada que se pode tomar. Algumas ações simples que podem evitar esse problema são:

- Palestras motivacionais e esclarecedoras sobre o tema

- Implantação de programas de bem-estar, com atividades de relaxamento como yoga, meditação e Quick Massage.

- Atividades de interação entre os colaboradores, como a ginástica laboral.

- Ações de valorização da equipe

Faça sua equipe se sentir parte da empresa. É muito importante que as pessoas queiram estar ali e não estejam apenas por causa do salário no final do mês.


Conclusão

Conforme abordado neste artigo, o transtorno de ansiedade é um problema que pode trazer consequências muito negativas à empresa. Ele deve, portanto, ser enfrentado seriamente por gestores que pretendem alcançar o sucesso

de suas organizações.

Segundo a Organização Mundial de Saúde

“a adesão aos princípios dos ambientes de trabalho saudáveis, evita afastamentos e incapacidades para o trabalho, minimiza os custos com saúde e os custos associados com a alta rotatividade, e aumenta a produtividade a longo prazo bem como a qualidade dos produtos e serviços”.


Nós da Alivium Terapia somos especialistas e temos a solução certa para ajudar sua equipe na prevenção e combate à ansiedade no ambiente corporativo.

Agende uma conversa sem compromisso e conheça nossas soluções para

o seu negócio.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon